O Prémio Secil Engenharia Civil 2011 foi
atribuído à Ponte 4 de Abril na Catumbela, localizada na Via Rápida Benguela –
Lobito, na República de Angola, uma obra da autoria dos engenheiros Armando
Rito e Pedro Cabral. A cerimónia de entrega do prémio teve lugar no teatro
Nacional D. Maria II, em Lisboa, tendo estado presentes o Ministro da Economia
e do Emprego e o Ministro da Educação e Ciência.
Este galardão visa distinguir projetos marcantes no domínio da Engenharia Civil, com recurso à incorporação do cimento, e é atribuído, de dois em dois anos, pela Secil e pela Ordem dos Engenheiros. É de assinalar que, nesta edição, o Prémio Secil Engenharia Civil distingue pela primeira vez uma obra no continente africano.
A Ponte sobre o rio Catumbela é uma ponte atirantada de suspensão total, contínua com os viadutos de acesso em ambas as margens do rio, numa extensão total de 438 m. Trata-se de uma estrutura em betão armado pré-esforçado, constituída por duas torres em forma de U, com cerca de 46 m de altura, e por três vãos suspensos através de tirantes dispostos em semi-harpa. O comprimento do vão central é de 160 m e dos tramos laterais é de 64 m. Os viadutos de acesso são constituídos por tramos com vãos de 30 m, três situados na margem esquerda e dois tramos na margem direita.
O tabuleiro, com 24,5 m de largura, é formado por uma laje dotada de duas nervuras longitudinais, aligeiradas, dispondo ainda de carlingas espaçadas de 4,0 m.
As torres são em betão armado e pré-esforçado, possuindo cada uma dois mastros independentes, fundadas através de estacas encimadas por maciços de encabeçamento, ligados por vigas transversais pré-esforçadas.
Este galardão visa distinguir projetos marcantes no domínio da Engenharia Civil, com recurso à incorporação do cimento, e é atribuído, de dois em dois anos, pela Secil e pela Ordem dos Engenheiros. É de assinalar que, nesta edição, o Prémio Secil Engenharia Civil distingue pela primeira vez uma obra no continente africano.
A Ponte sobre o rio Catumbela é uma ponte atirantada de suspensão total, contínua com os viadutos de acesso em ambas as margens do rio, numa extensão total de 438 m. Trata-se de uma estrutura em betão armado pré-esforçado, constituída por duas torres em forma de U, com cerca de 46 m de altura, e por três vãos suspensos através de tirantes dispostos em semi-harpa. O comprimento do vão central é de 160 m e dos tramos laterais é de 64 m. Os viadutos de acesso são constituídos por tramos com vãos de 30 m, três situados na margem esquerda e dois tramos na margem direita.
O tabuleiro, com 24,5 m de largura, é formado por uma laje dotada de duas nervuras longitudinais, aligeiradas, dispondo ainda de carlingas espaçadas de 4,0 m.
As torres são em betão armado e pré-esforçado, possuindo cada uma dois mastros independentes, fundadas através de estacas encimadas por maciços de encabeçamento, ligados por vigas transversais pré-esforçadas.
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