domingo, 16 de novembro de 2014

Orgãos de manobra e de Segurança para condutas Adutoras

 Antes da abordagem sobre Órgãos de Manobra e de Segurança para condutas adutoras faz-se necessário entender primeiro o conceito de Captação e Adução.

I - Captações
Captação ou represa é um termo que é utilizado para designar a origem das águas que são utilizadas para a rede de abastecimento de águas.
As captações (mananciais) podem ser superficiais e subterrâneos: Como lembra Paixão (1999), os mananciais superficiais originam de águas que vêm por gravidade (rios e ribeiras) ou que permanece estagnada em depressões naturais do terreno (lagos e lagoas); Os mananciais subterrâneos são oriundas das águas subterrâneas (vindas do subsolo) que por capilaridade aparecem a superfície (nascentes ou fontes) ou ser elevada por meios mecânicos (poços galerias de minas e dreno).

II – Adução
Como lembra Paixão (1999), Definindo a adução como a operação pela qual aquela é conduzida desde a captação até ao local para o abastecimento da água potável. No caso em que existam derivações no adutor principal, estas derivações (que na verdade servem para abastecer outros pontos) serão chamados de subadutores). Por outra, quando o adutor conduz água potável, chamaremos de adutor de água tratada, mas se o adutor conduz água não tratada, então chamaremos de água bruta.

1 – Órgãos de Manobra e de Segurança
São elementos aplicados às adutoras para que elas funcionem correctamente.
Marques; Sousa (2011), apresentam alguns órgãos de manobra necessários ao funcionamento em regime permanente:
·         Válvulas de seccionamento;
·         Válvulas de retenção;
·         Descargas de fundo;
·         Ventosas;
·         Dispositivos redutores de pressão;
·         Maciços de amarração;

·         Maciços de ancoragem.

1.1 – Válvulas de seccionamento

Para as adutoras, os trechos têm a possibilidade de serem divididas, de modos a evitar enchimento, ou esvaziamento, por intermédio de roturas. Como lembra Marques e Sousa (2011), deve se colocar no início e no fim das condutas, nos pontos altos (a montante e a jusante de ventosas) e ao longo do troço, de preferência a distâncias entre 2 – 4km.

1.2 – Válvulas de retenção
As válvulas de retenção são dispositivos que impedem que o escoamento se processe em sentido contrário ao pretendido. Em adutoras, aplica-se principalmente nas estações elevatórias, instaladas a jusante das bombas, com objectivo de impedir o esvaziamento das condutas após a paragem das bombas.

1.3 – Descargas de fundo
Lembra Marques e Sousa (2011), que as descargas de fundo servem para permitir o esvaziamento completo das condutas ou troços entre válvulas de secionamento, quando existir necessidade de reparação ou outra razão que assim o imponha.
Marque e Sousa (2011), apontam as seguintes localizações para aplicações da descarga de fundo:
·         Em todos os pontos baixos da conduta;
·        A jusante ou montante de válvulas de secionamento, quando estas sejam instaladas em troços ascendentes ou descendentes respetivamente.

·    O diâmetro para descargas de fundo é dado por : (1/6) (um sexto do diâmetro) da conduta onde se encontra instalada, com um mínimo de 50mm.

1.4 - Ventosas
As ventosas são acessórios cujo objetivo primário é permitir a libertação do ar aprisionado no interior das condutas.
Estes são aplicados nas seguintes localizações:
·         Em todos os pontos altos das condutas;
·    A montante ou a jusante das válvulas de secionamento, quando instalados em troços ascendentes ou descendentes, respetivamente;
·         Na secção de jusante de troços longos descendentes pouco inclinados, quando se lhes seguem troços descendentes mais inclinados.
·         A montante de redutores de diâmetros;

·         No início e no fim dos troços horizontais.

OBS: Os órgãos de manobras citados acima também podem ser considerados para a rede de distribuição domiciliar



Nenhum comentário:

Postar um comentário